O ATENDIMENTO NA PRÁTICA:
Avaliação Psicopedagógica

Normalmente a primeira queixa vem da escola: comportamento inapropriado durante a aula, dificuldade para aprender, baixo rendimento, etc. Em casa a família também é afetada: desmotivação da criança/adolescente com tarefas e trabalhos, a hora da lição de casa se torna estressante e os pais não conseguem ajudar. São muitos os fatores que levam uma criança (adolescente ou adulto) a não aprender. Na avaliação psicopedagógica é realizado um levantamento de toda a história de aprendizagem do indivíduo. É importante conhecer e considear suas experiências, mesmo que até então, retratem insucessos.
(No caso de criança e adolescente está incluída visita à escola e entrevista com pais e/ou cuidadores). A observação em consultório, a aplicação de testes e protocolos, a troca de informações com professores e/ou outros profissionais compõem a avaliação psicopedagógica. A avaliação é o ponto de partida, etapa fundamental que tem como objetivo direcionar a ação dos pais, professores, psicopedagogos e outros profissionais que possam vir a atender esse indivíduo. (É importante ressaltar que durante o processo de avaliação poderá ocorrer encaminhamento para outros especialistas).
Intervenção Psicopedagógica

A partir da avalição psicopedagógica é elaborado o Plano de Intervenção. Trata-se de um documento, cuidadosamente construído, que traz objetivos de curto e médio prazo, considerando as potencilidades do aprendente como ponto de partida para o desenvolvimento ou fortalecimento das novas habilidades que serão recrutadas para diversas aprendizagens. O Plano de intervenção apresenta estimativa de sessões, conteúdo a ser tratado, estratégias e recursos que serão utlizados durante todo o processo. É a partir da intervenção que a família recebe um direcionamento e assim como o aprendente,
passa a se sentir mais segura e preparada para apoiar sua criança ou adolescente. A Intervenção Psicopedagógica também prevê orientação à escola e à família, com o intuito de prepará-las para apoiar e/ou promover as adequações ou modificações necessárias, respeitando a individualidade do indivíduo. É fundamental para o sucesso da Intervenção Psicopedagógica o envolvimento da família e da escola, considerando seus diferentes papéis. O atendimento semanal em consultório apoia e consolida as novas aprendizagens, novos hábitos positivos e fortalece a autoestima do aprendente.
Rua Amália de Noronha, 151 5º andar conj 505, - Metrô Sumaré - São Paulo / SP
11 98214-6713
